Viagem para Trancoso com dicas da cidade da Bahia

Uma das vilas mais antigas do país, Trancoso só teve seu devido reconhecimento na década de 70, quando hippies da época chegaram ao vilarejo e encontraram ali um verdadeiro refúgio, em meio a um cenário espetacular, formado por águas azuis, areia branca e coqueirais. Depois disso, a vila passou a ser cidade e se tornou ponto de encontro para os jovens e turistas em busca de diversão, badalação e tranquilidade – mesmo entre tanto agito, isso ainda é possível. Saiba mais sobre este encantador destino da Bahia.

História de Trancoso

Charme e calmaria fazem de Trancoso um lugar único. Ao mesmo tempo em que soube preservar o clima típico de cidade pequena, o município viu a modernidade chegar, abrindo espaço para estabelecimentos comerciais e estrutura de primeira qualidade. Dessa forma, turistas se sentem em casa, enquanto conhecem as belezas do local e curtem a diversão e badalação nos restaurantes e casas noturnas da cidade.

Ainda no século 16, durante a colonização portuguesa, Trancoso foi fundada como aldeamento indígena para catequização dos índios. Por isso, seu primeiro nome foi São João dos Índios. Com o fim das escolas jesuíticas no país, a vila ficou esquecida, o que contribuiu para a preservação de seus ares rústicos e isolados. Na década de 70, porém, a cidade voltou a fazer parte da rota turística da Bahia e passou a atrair um número cada vez maior de visitantes que ali chegam para desfrutar das maravilhas que são os patrimônios de Trancoso.

Praias de Trancoso

Democráticas, as praias de Trancoso agradam todos os públicos. Desde o agito nas casas noturnas à calmaria isolada pela paisagem, há opções atraentes para os mais diferentes gostos e estilos.

Banhistas na praia dos Coqueiros em Trancoso
Imagem de banhistas na praia dos Coqueiros na cidade de Trancoso Bahia

As praias dos Nativos e dos Coqueiros, por exemplo, são as mais interessantes para quem quer curtir a noite. As duas concentram os principais clubes e bares da região, com programação animada até o amanhecer, principalmente na alta temporada, quando os DJs internacionais divertem o público com diferentes ritmos e estilos musicais.

Durante o dia, estas duas praias são muito procurada por banhistas, já que suas águas são bastante tranquilas, graças aos recifes que as cercam. A região é muito indicada também para quem procura por pousadas em Trancoso.

Os surfistas e aventureiros de plantão encontram na Praia de Patimirim o lugar perfeito. As ondas agitadas e a vegetação verde garantem atrações e atividades aos apaixonados pelo contato com a natureza. O lugar é ideal também para curtir a paisagem e tirar belas fotografias.

Entre as opções mais sossegadas e indicadas para banhistas e famílias, estão as praias de Curuípe, Rio da Barra e Taipe. A primeira, além do cenário paradisíaco, abriga ótimos restaurantes e pousadas, o que atrai turistas em busca de dias despreocupados à beira-mar.

Trancoso conta com praias que agradam todos os públicos, desde quem busca paz e tranquilidade até quem está a procura de agito na região.

Já as outras duas têm em comum um fato histórico muito peculiar: ambas foram referidas nas cartas de Pero Vaz de Caminha, assim que ele chegou ao Brasil e descreveu a nova terra aos portugueses. Em seus relatos, Caminha registrou as belezas que até hoje ali continuam intactas: as falésias, barreiras vermelhas, a areia branca e o verde dos coqueirais e de outras árvores nativas da região.

Passeios em Trancoso

Algumas das praias de Trancoso podem ser aproveitadas para ótimos passeios. A principal delas é a Curuípe, onde as antigas casas de pescadores foram reformadas, mantendo a arquitetura simples e colonial, o que garante um charme a mais à paisagem.

Como a badalação tomou conta do destino, nada mais justo que visitar o fervo cultural do município. Quadrado, a praça mais famosa e movimentada de Trancoso, abriga um conjunto arquitetônico de impressionar: aqui, as velhas moradas de pescadores deram lugar a fachadas coloridas, no alto da falésia. O ponto alto do local, além da arquitetura, está nas lojas de grifes renomadas como Richards, Carmim e Osklen, assim como restaurantes e pousadas luxuosas, responsáveis pelo contraste interessante entre a sofisticação do lugar e o clima de vilarejo que domina a cidade. Quem quer adquirir produtos artesanais de artistas locais deve passar na Galeria Fulô, que dá uma pequena mostra da riqueza artística da região.

Construção e local histórico de Trancoso Bahia
Imagem de um local histórico de Trancoso na Bahia

Para conhecer a cidade de um jeito mais intimista, nada melhor que um passeio de bicicleta. A programação é feita por empresas especializadas instaladas na cidade e inclui mergulho nas praias de Itaquena e de Itapororoca e trilhas na mata da reserva ambiental mantida próximo à cidade.

Do alto é possível apreciar e se encantar ainda mais com toda a beleza de Trancoso.

Outra possibilidade é o passeio de caiaque, que desce pelo Rio Trancoso e tem paradas para banho, uma excelente opção para os turistas que querem desbravar a paisagem, com um pouquinho mais de emoção e aventura.

Restaurantes em Trancoso

Impossível visitar o nordeste e não provar as delícias culinárias da região mais rica do país quando o assunto é gastronomia. Fazendo parte deste roteiro de sabores, Trancoso tem restaurantes capazes de agradar até mesmo o mais exigente dos paladares, com cardápios à base de frutos do mar e de outros ingredientes tipicamente nordestinos.

Para provar o melhor da comida baiana em um ambiente bastante acolhedor e decorado com o estilo interiorano, a dica é passar no Bar e Restaurante Cacau. Comandado pela Dora, o local é parada obrigatória aos apaixonados pelo tempero picante da Bahia.

Outra possibilidade é o Cantinho Doce, uma verdadeira tentação para quem gosta de doces e de pingas temperadas. Com mais de 14 anos de tradição, o local se renova a cada ano com um cardápio bastante variado, incluindo pratos salgados e refeições completas.

Festas em Trancoso

Ao planejar a viagem, é válido escolher a melhor data para conhecer Trancoso. Quem quer curtir toda a famosa agitação do destino deve chegar à cidade nos meses de janeiro e fevereiro, quando acontecem as tradicionais festas de São Sebastião (20/01) e São Brás (03/02). As festas começam nas vésperas do dia dos santos e duram a noite toda, embaladas pelo forró, samba e cantigas tradicionais.

Além dessas festas, outras acontecem ao longo do ano, como as festas juninas e o animado Réveillon, quando a cidade se prepara para receber o ano novo em grande estilo.

Se o objetivo for aproveitar toda a animação que toma conta da cidade, a sugestão é reservar as paisagens para datas próximas às festividades que agitam Trancoso. Caso contrário, escolher os intervalos entre uma festa e outra é a melhor opção aos turistas que prezam pelo sossego, sombra e água fresca.

Hotel em Trancoso

Com excelente qualidade de serviço e estrutura completa, a Pousada Aldeia do Sol é uma boa dica de hospedagem em Trancoso. A Pousada, localizada em frente à praia, conta com ampla área verde ao redor além de piscina com cascata e diversas opções de lazer como sala de jogos, espaço para práticas esportivas e churrasqueira.

E então? Em que época, você prefere conhecer Trancoso? Deixe seu comentário abaixo ;)

DEIXE UM COMENTÁRIO