Dia dos Namorados: Gramado, Canela ou Campos do Jordão?

O Brasil tem um grande número de possibilidades a oferecer aos casais, quando o assunto são cidades românticas. Diante de tantas alternativas, porém, algumas se destacam, especialmente as que ficam nas regiões serranas do país. Isso porque o clima agradável, as casinhas charmosas e o ambiente acolhedor, características típicas da serra, criam o cenário perfeito para momentos a dois.

Neste roteiro, impossível não mencionar três das cidades mais disputadas no dia dos namorados. Estamos falando de Gramado, Canela e Campos do Jordão. Veja agora o que cada uma dessas cidades têm a oferecer, quando o quesito é romantismo, e comece o quanto antes a planejar a viagem com o seu par perfeito!

Gramado

Para diferenciar as três cidades, é necessário evidenciar as características que as tornam únicas. No caso de Gramado, sem dúvida, são as casas de chocolate. As docerias e confeitarias tomam conta das ruas em construções adornadas por um estilo arquitetônico que lembra casinhas germânicas. Os doces ali produzidos são as melhores lembrancinhas da viagem, sendo impossível visitar Gramado e voltar para casa sem pelo menos uma caixinha para agradar os amigos.

Além do chocolate, a cidade tem museus, festivais, parques e belas paisagens como atrações turísticas. O Lago Negro deve ser prioridade na rota dos apaixonados. O parque bem localizado coloca os visitantes em contato direto com a natureza e permite momentos intimistas, tanto a quem viaja a dois, quanto para os que viajam em família. O pedalinho no lago é a opção ideal para um programa pra lá de romântico. O passeio dura 20 minutos e é feito mediante o pagamento de uma pequena taxa.

Caminhar pela Rua Coberta, visitar as igrejas, conhecer as coleções dos museus e saborear refeições acompanhadas de um bom vinho fazem parte do pacote. De qualquer maneira, Gramado está sempre à espera dos casais apaixonados, recepcionando a todos com tudo o que há de melhor para uma viagem agradável e inesquecível.

Canela

Do ladinho de Gramado, fica outra opção bastante atraente para os turistas que querem uma viagem romântica. A diferença é que em Canela (a 10 km de Gramado), as possibilidades se estendem ao verde de paisagens radicais, garantindo uma programação que aproxima ainda mais o casal, que certamente vai terminar o dia confiando ainda mais um no o outro.

A confiança e o companheirismo podem ser testados e desenvolvidos em lugares como o Parque da Ferradura, onde escaladas em canyons são responsáveis pelo toque radical na viagem. Do mesmo modo, as trilhas ecológicas, os mirantes e observatórios do Parque do Caracol podem ocupar um dia inteiro dos turistas. Ainda dentro do parque, é possível visitar a Estação Sonho Vivo, um espaço lúdico que conta a história dos colonizadores da região. Andar de teleférico e ficar de frente para a Cascata do Caracol é outra atração imperdível. Para encerrar o passeio, nada melhor que saborear um dos pratos servidos no Restaurante do Caracol.

Na ida ou na volta ao Parque do Caracol, vale fazer uma parada no Castelinho. A residência mais antiga de Canela, hoje abriga um museu com peças dos pioneiros das cidades vizinhas e uma casa de chá, onde o destaque do cardápio é o Apfelstrudel, uma sobremesa tradicional na Áustria.

Com essas e muitas outras opções em meio ao verde, a estadia em Canela pode ser bem variada, incluindo atividades mais tranquilas, aventureiras e principalmente românticas. Basta ter disposição e disponibilidade para curtir todas as possibilidades que o destino tem a oferecer.

Campos do Jordão

Saindo do sul e em direção ao estado de São Paulo, os casais encontram em Campos do Jordão, uma das opções mais charmosas na serra paulista. A alta temporada da cidade é justamente no inverno, graças ao clima acolhedor criado pelos restaurantes que exploram luzes intimistas e receitas acompanhadas pelo vinho.

Por isso, a rota gourmet é uma das principais no destino. A principal parada obrigatória, nesse sentido, é a Fazenda Lenz que, do alto da serra, serve refeições incríveis, com um plano de fundo impressionantemente belo. De um mirante, é possível avistar o Vale do Lageado, parte da Serra da Mantiqueira que se destaca na paisagem. A refeição se transforma em uma verdadeira atração turística, graças à possibilidade de caminhar entre as trilhas e à cachoeira abrigadas pela fazenda. A queda d’água encontrada ali é uma das mais famosas da região.

Em Campos do Jordão, os casais encontram ainda diversas opções verdes, jardins, rios e outros lugares que permitem a realização de diferentes atividades. O roteiro pode se estender ainda a museus a céu aberto, centros de compras, festivais e outros atrativos culturais que deixam Campos do Jordão irresistível, em qualquer época do ano, mas especialmente no inverno.

Depois de conhecer um pouquinho mais sobre os destinos que encantam os namorados, fica fácil entender o porquê deles entrarem na lista e deixarem os casais em dúvida. No entanto, uma coisa é certa: seja o destino escolhido Gramado, Canela ou Campos do Jordão, a decisão será sempre satisfatória e prazerosa!

DEIXE UM COMENTÁRIO